Rir faz bem à saúde!

Posted by Ingrid Pimenta On terça-feira, 6 de setembro de 2011 0 comentários

Foi comprovada cientificamente a eficácia do riso nos tratamentos de saúde. Uma vida mais bem humorada ocasiona várias melhorias.

Nada melhor do que começar o dia com pensamentos bons e com aquele sorriso que não sai do rosto. Isso faz bem para todos que estão do nosso lado e também para o seu organismo, pois dar uma boa risada tem muitos efeitos positivos.
Como todos sabemos, sorrir é o melhor remédio para tudo e o riso é algo que vem sido estudado por muitos cientistas e observado em estudos que revelam que dar uma boa risada pode promover ao organismo benefícios para a saúde e o bem estar.
Sorrir ajuda a elevar os níveis de HDL (colesterol bom) no organismo e ainda diminui a pressão arterial, além de aumentar a pulsação dos batimentos cardíacos que podem chegar a 120 por minuto. Tem também a capacidade de reduzir os níveis de adrenalina e cortisol que são os hormônios do estresse, ativando também a produção de endorfina, que é o hormônio que tem a capacidade de provocar a sensação de relaxamento do corpo.

Quando o organismo está em repouso, os batimentos cardíacos são de 70 pulsações por minuto; quando rimos, este ritmo cardíaco acelera e, por isso, toda a circulação sanguínea se torna mais intensa, aumentando a oxigenação das células, órgãos e tecidos. O riso tem a capacidade de fazer com que o organismo funcione rapidamente e diminui de maneira significativa o risco de doenças relacionadas ao sistema cardíaco.
Manter o hábito diário de rir ultrapassa os limites da alegria e do bom humor, pois o riso auxilia também no tratamento de doenças como depressão e síndrome do pânico, pois a risada tem a capacidade de expandir as artérias do corpo todo e assim o estresse mental diminui.

Benefícios físicos: O riso faz com que ocorra uma liberação do ar, estimula as cordas vocais e contrai o diafragma, causando resultados positivos no corpo todo, pois vários estímulos são produzidos ao rir, percorrendo todo o cérebro, principalmente em sua região frontal, que está ligada à parte do comportamento, estimulando a face e outras partes do corpo. Rir ajuda a melhorar o equilíbrio da transmissão de sinais, sendo esta favorecida com a liberação de endorfinas, melhorando assim o astral, o bem estar, a autoestima e o amor próprio.

Por isso, manter o bom humor sempre ativa as respostas criativas do lado direito do cérebro, estimulando-o e, consequentemente, acaba despertando as nossas emoções, sensações, percepções, intuições e os nossos sentimentos. O riso ajuda a diminuir os níveis do estresse e quando isso se encontra em menor quantidade no organismo ajuda o   corpo a produzir mais células do nosso sistema imunológico.

Rir também traz muitos benefícios para os pulmões, pois quando damos aquela gargalhada, ela limpa e fortalece o funcionamento dos pulmões, pois quando rimos, temos que inalar mais ar, havendo uma maior absorção de oxigênio no organismo e consequentemente a expiração fica mais forte.

Fonte: Zun

E pra finalizar, um vídeo que não podia faltar pra você ter uma crise de risadas... rs


0 comentários:

Postar um comentário